Psicoterapia: O que é e para que serve?

  



Vivemos em uma sociedade onde nossos sentimentos mais profundos são reprimidos, pois são considerados feios, indignos, inadequados, o​u seja, como algo que não devêssemos sentir.

Nos sentimos constrangidos para falar sobre nossos sentimentos, porém, as emoções não “se calam” e encontram um saída. É aí que surgem os sentimentos de tristeza, ansiedade, insegurança, baixa auto-estima.
 
Quando buscar ajuda?
Não há regras!

 

Tais sentimentos vêm muitas vezes acompanhados de sintomas físicos penosos que se instalam como um pedido de socorro. Você já deve ter experimentado um cansaço psicológico, uma dor difícil de descrever mas tão presente nos dias atuais.

 

Como a Psicoterapia ajuda o paciente?

Com o auxílio do psicoterapeuta o paciente irá aprender a desenvolver habilidades efetivas para enfrentar e saber lidar com as tensões inevitáveis que a vida nos traz de forma a minimizar seu sofrimento. Juntos irão examinar pensamentos, crenças, atitudes, valores a cada experiência vivida e a partir daí desenvolver planos de ação e estratégia para crescimento e cura.

Nesta busca interna o paciente adquire um conhecimento profundo sobre si próprio que lhe possibilita uma maior compreensão de seus sentimentos, aprendendo a reconhecer o “porquê” do seus comportamentos, como age, como se relaciona, como pensa, sente etc.

O paciente começa a enxergar novas formas de viver mudando velhos padrões de comportamento e adquirindo um alívio do sofrimento emocional. As decisões e atitudes são tomadas com mais facilidade e segurança, fato que proporciona uma maior qualidade de vida e acima de tudo uma vida mais feliz!​​​

 

Não precisa estar doente para procurar psicoterapia. Basta ser humano para precisar de ajuda.

 

Os problemas vão se acumulando com o passar do tempo e se a vida fica “pesada” demais é hora de procurar ajuda!

 

Todos nós diariamente estamos sujeitos à tensões no ambiente de trabalho, problemas de saúde, preocupações sobre o nosso futuro, instabilidades financeiras, conflitos nos relacionamentos interpessoais, conjugais, puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, a morte de um ente querido, mudança de cidade, enfim, uma lista imensa de adversidades da vida que por vezes geram angústias, sofrimentos, dúvidas e sentimentos confusos nos fazem sentir muitas vezes incapazes de caminhar. Sempre existe um grau de sofrimento na vivência desses fatores estressantes e que inevitavelmente causa algum tipo de impacto emocional nas pessoas.

 

É neste momento que o ser humano percebe que de alguma forma seus sentimentos e emoções estão influenciando e interferindo negativamente em sua vida e ameaçando sua saúde mental. A pessoa passa a perceber a necessidade de descobrir novas formas de conduzir sua vida, etc.

 

A psicoterapia propicia também o auto-conhecimento e aceitação de nós mesmos: Com o auxílio da terapia percebemos que somos seres humanos capazes de sentir raiva, tristeza e sentimentos considerados ruins e muitas vezes reprimidos por nossa sociedade. Trabalhando esses sentimentos (e os motivos deles), a pessoa aprende a se auto gerenciar, influenciando na própria vida e aprendendo a lidar melhor com os desafios e problemas.


Oferecemos atendimento psicoterápico online.

Entre em contato!

 

*Atendimento particular - consulte possibilidade de reembolso de convênio


Cladismari Zambon

Psicóloga - CRP 06/115951

WhatsApp (11) 942025842

Nenhum comentário:

Postar um comentário